The Brides of Herculaneum: The Nights
Outras
Esta obra integra a exposição
Aconchego na Contemporaneidade
“Brides of Herculaneum” é um grupo de relevos tridimensionais criados com a técnica da encáustica, no qual eu faço anotações sobre a ideia de memória e o nosso senso de passagem do tempo. Aqui me interessou criar uma arqueologia ficcional baseada nos relatos históricos sobre a erupção do Monte Vesúvio em 79 DC que soterrou várias cidades romanas, notadamente Pompéia e Herculano, para lançar a pergunta: “Para onde nos leva a surpresa?” E, assim, refletir sobre acontecimentos súbitos que mudam o curso de nossas vidas.
Através de símbolos que aludem a um dos mais marcantes ritos de transformação da vida das mulheres na nossa cultura – a cerimônia de casamento – submerjo em diversas camadas de cera, fragmentos de escritos que de alguma maneira fazem referência à diferentes experiências com a passagem do tempo, criando poeticamente uma temporalidade simbólica de onde ecoam reflexos de memória e surpresa.
A técnica da encáustica , que significa literalmente pintar com o fogo, é uma mistura de resinas, pigmentos e cera de abelha que remonta à época do Egito Antigo. Essa técnica foi amplamente utilizada por toda a antiguidade até o Renascimento, quando perdeu o lugar de primazia para o desenvolvimento paulatino da pintura à óleo. A meu ver, essa trajetória histórica da encáustica marca a encáustica como um símbolo cultural da nossa ideia de passagem de tempo e também como um símbolo visual da memória da pintura, razão pela qual escolhi essa técnica para desenvolver esta série.
Nas volutas que se enrolam e se desenrolam sobre o suporte, a ideia de presença e apagamento vai se construindo e se desconstruindo através de um movimento visual circular, dando corpo ao convite que faço ao observador de entrar nesse espaço e experimentar o território do sonhar.
—
Encáustica e Tecido sobre Madeira montada em Caixa de acrílico
Dimensões | 100 x 100 x 10 cm |
Preço | R$9.500,00 |