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Átila Toledo

ANA

Pintura

Esta obra integra a exposição
Geometria no Cotidiano

Série Beira Mar, 2014-2019

Em 2006 iniciou-se a pesquisa sobre as pedras portuguesas (calcário e balsato) que formam os desenhos paisagísticos nas calçadas cariocas, transferidas para as obras da Série Beira Mar. O emprego dessa técnica de pavimentação paisagística deu-se pela primeira vez em 1842 na cidade de Lisboa, inspirados por vestígios deixados pelo Império Romano. No Largo do Rossio, uma esplanada com 8.712 metros quadrados, nasceu o desenho da sequência de ondas chamado Mar Largo criado pelo engenheiro Pinheiro Furtado. Como em Portugal, a pavimentação no Rio de Janeiro com o uso dessas pedras deu-se por uma necessidade higienista para conter as epidemias de febre amarela, tifo, varíola e peste bubônica. Aos olhos do então diretor de Saúde Pública, o sanitarista Oswaldo Cruz, os pisos seriam ideais ao escoamento das águas por sua permeabilidade. Também simbolizavam um desejo de um Rio de Janeiro menos colonial, mais cosmopolita e burguês, como Paris e Buenos Aires. A pavimentação no Brasil começou em Manaus em 1905, em seguida no Rio de Janeiro em 1906 na atual administração de Pereira Passos, que importou mão de obra especializada de 32 mestres calceteiros de Lisboa. No Rio arquitetos como Cláudio Toulouis, Orlando Magdalena e Burle Marx foram os principais contratados desse projeto paisagístico e de saúde pública, sendo de Burle Marx a sútil intervenção nas ondas do Mar Largo, alterando-lhe dimensões na Praia de Copacabana. Esse tombado desde 1991 como conjunto urbano-paisagístico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro-INEPAC. A minha fonte de pesquisa para essa série intitulada Beira Mar é o livro O RIO QUE EU PISO de Iolanda Teixeira e fotos de Bruno Veiga. A imagem inspiração, fundamental para a construção dessa série origina-se da minha infância mineira, em visita a parentes no Rio, quando essas ondas sinuosas, essa arte na paisagem do lindo mar de Copacabana, se mostra a mim do alto de um prédio na Av.Atlântica, nostalgicamente essa imagem é revisitada já em uma morada em 2006. Essa série que imprime nas obras essas imagens, esses códigos de endereçamentos postais, esses ornamentos, as vezes sutilmente, as vezes explícitos transita por ruas, praças, bairros da Zona Sul e Norte, são obras itinerantes.

Dimensões 150 x 150 cm
Técnica Mista
Preço R$16.000,00
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@inngallery.br Inn Gallery