Em painéis, esculturas e objetos, a criatividade e inovação de Norma Grinberg refletem no espaço uma trajetória de experiência e pesquisa estética.
A artista plástica é um dos maiores destaques no trabalho de escultura cerâmica do país.
Com reconhecimento de público e de crítica – no Brasil e no exterior – suas obras, várias vezes premiadas, ressaltam a originalidade e contemporaneidade. Sua proposta estética é uma atualização de linguagem, inspirada no Concretismo, na Bauhaus e no Minimalismo, com a incorporação das “instalações” em voga na Arte Contemporânea e seus desdobramentos, como intervenções no espaço arquitetônico.
Os materiais são diversos: argamassa armada, ferro, alumínio, areia, acrílico, plásticos e outros. Porém, é com a cerâmica que a artista cria a maior parte de seus trabalhos, buscando resgatar as suas potencialidades estéticas e artísticas, assim como transgredir seus limites.
Norma combina arte e técnica para criar instalações, construir ora esculturas monumentais, ora pequenas formas de vida em ambientes internos e externos. Vemos isso, respectivamente, na Instalação Humanóides - MAC, no monumento Lugar com Arco, nos jardins da ECA-USP, onde é docente senior, e nos Cururus expostos no MASP. Também fazem parte de suas criações, objetos com motivos judaicos.