O mergulho em temas vastos e abrangentes é uma característica da pesquisa da artista plástica e joalheira autoral Verônica Barreto, formada em artes plásticas pela Escola Panamericana de Artes e em joalheria autoral pela Escola Arte Metal e pelo Espaço Mix. A formação multidisciplinar permite à artista materializar seus conceitos ora por meio da joalheria, ora da escultura, ora da assemblage, da pintura em tela ou da instalação. O tema do Tempo foi representado em esculturas em cobre, de médio formato, que privilegiaram elementos essenciais da joalheria como fios e cordões, a fim de remeter às ideias de movimento e fluidez. O amadurecimento deste tema conduziu à pesquisa do Ciclo da Espera, desenvolvida em duas etapas e inspirada em vivências essencialmente femininas, como a concepção e o tempo de espera até o nascimento. No Ciclo da Espera, fios e cordões delimitam o espaço onde se dará a concepção e gemas, com várias formas e cores, remetendo à ideia de fecundação. Nelas, o Tempo é representado pelo símbolo da semente, que já assume o sentido de “embrião”. Nas assemblages, a artista viu ainda um recurso para referir-se à ideia de “acumulação” de coisas (ou experiências), ao longo da vida. Na etapa seguinte, o Ciclo da Espera aparece expresso em colares de arte, os quais já trazem as sementes instaladas e prontas para se desenvolver no interior das formas definidas pelos fios. As assemblages do Ciclo da Espera, apresentadas em esculturas de parede de pequeno formato participaram de uma exposição de artistas brasileiros no Museu do Louvre, em 2015.